Unindo a última enquete que publicamos e a exposição do professor Marcelo Herbst, do Departamento de Química da UFRRJ, sugerimos a reflexão sobre os processos de ionização/dissociação representados abaixo:
- As duas primeiras substâncias são bases de Arrhenius, porque ao reagirem com a água aumentam a concentração de hidroxila (OH–).
- As duas últimas são ácidos de Arrhenius, porque ao reagirem com a água aumentam a concentração de hidrônio (H3O+).
- A partir desses exemplos colocamos em discussão a forma como ensinamos “funções inorgânicas” e definição de ácido de Arrhenius.
- Normalmente, em nossas aulas, propomos divisões de grupos de compostos para depois dizer que óxidos e sais, podem ser ácidos e bases. Portanto seria melhor apresentar aos nossos alunos os ácidos e as bases de Arrhenius como um tópico e nomenclatura dos compostos inorgânicos, como outro. Deixando claro aos estudantes que existe diferença entre regras para nomear os compostos e a reatividade dos mesmos com a água. Evitando o obstáculo substancialista que normalmente observamos quando nossos alunos nos questionam sobre a presença do hidrogênio nos ácidos.
Republicou isso em Pesquisas de Químicae comentado:
Opinem sobre a postagem do projeto da minha colega de mestrado.
Você sabia que a teoria de Arrhenius não é uma teoria e que ele nunca disse as coisas que repassamos por décadas como ensinado?
Assista ao vídeo, leia a reflexão sobre o assunto e comente falando seu nome, se é professor e deonde você é.
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Meus parabéns pela iniciativa que contribuiu muito para uma aprendizagem significativa que pretendo compartilhar.
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Obrigada, Mara! Quando desejar deixe aqui suas sugestões e questionamentos para discutirmos. Abraços
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Já que mentiram para nós esse tempo todo dizendo que era uma teoria, o que devemos fazer então? Falar sobre hidrólise logo nas series iniciais é inviável e confuso, pelo menos para os meus alunos.
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Zanon, essa é nossa impressão.
Porque ficou mais confortável e tradicional, costumamos muitas vezes dizer que é inviável, mas você já tentou?
A professora Fabiane buscou práticas que deram resultados a ela satisfatórios descontruindo essa prática que há décadas repassamos de geração para geração de professores e o resultado não foi ruim nas suas pesquisas com os alunos.
E o grupo falará mais para frente disso tudo e trará exemplos de metodologias e sugestões, sim, aguarde e acompanhe.
Abs,
Prof. Cristiana Passinato
Equipe Discutindo o ensino de funções inorgânicas
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Esse método, de certa forma inovador, de ensinar funções inorgânicas me parece muito mais interessante tanto para o docente quanto para o discente.
Contudo, gostaria de saber o que fazer com a classificação tradicional das funções inorgânicas? Serviria apenas para a nomenclatura?
Abraços.
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Olá Héio,
Por certo isso não é só uma dúvida sua.
No momento certo, apresentaremos nossa proposta, e será de grande valia para muitos professores da comunidade do ensino de química.
Acompanhe.
Até breve,
Profª Cristiana Passinato
p/ Equipe do Blog
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