E aí, professor, qual sua resposta? Vamos pensar no desafio abaixo?

Adobe Spark

Como você classificaria o comportamento do CO2 (gás carbônico) em H2O (água)?

Como você classificaria o comportamento do NaHCO3 (bicarbonato de sódio) em H2O (água)?

Como você classificaria o comportamento do CaO (óxido de cálcio) em H2O (água)?

Como você classificaria o comportamento do NH4Cl (cloreto de amônio) em H2O (água)?

NOTA: Todas as figuras são meramente ilustrativas, não correspondem a situações reais e nem feitas pela equipe do projeto e fotografadas.

Sugestão de leitura

Artigo: “Obstáculos Epistemológicos no Ensino-Aprendizagem de Química Geral e Inorgânica no Ensino Superior: Resgate da Definição Ácido-Base de Arrhenius e Crítica ao Ensino das “Funções Inorgânicas”” – Leonardo A. Silva, Ariane L. Larentis, Lúcio A. Caldas, Manuel G. L. Ribeiro, Rodrigo V. Almeida e Marcelo H. Herbst

Este trabalho problematiza o tópico “funções inorgânicas” presente em livros e cursos de química geral a partir da noção bachelardiana de obstáculo epistemológico. Essas funções (ácido, base, óxido e sal) se confundem quando abordamos a definição ácido-base de Arrhenius: há óxidos que reagem como ácidos ou bases e igualmente ocorre com os sais. O acúmulo de classificações quanto à composição faz com que as definições não só se confundam como causem distorções ao aprendizado. Afinal, os termos acidez e basicidade são relativos à reatividade e não à composição. Num questionário, respondido por graduandos do curso de química, foram detectados os obstáculos relacionados às “funções inorgânicas” e à definição ácido-base de Arrhenius. As origens desses obstáculos são atribuídas tanto à qualidade dos livros-textos do ensino médio como à falta de discussão sobre os aspectos epistemológicos dos tópicos incluídos nos conteúdos programáticos dos cursos de química no ensino superior. funções inorgânicas; obstáculos epistemológicos; definições ácido-base

Anúncios

6 comentários em “E aí, professor, qual sua resposta? Vamos pensar no desafio abaixo?

    1. Os Professores do Ensino Médio deveriam não só expor definições sobre as funções inorgânicas, como acontece na maioria das vezes, temos o dever de aprofundá-las, mesmo que para isso demande de um tempo maior, acredito que assim o aluno além de um aprendizado mais correto sobre o assunto, iria ter uma motivação maior sobre outros tópicos da Química.

      Curtido por 1 pessoa

  1. Fiz a leitura do artigo indicado, e achei muito interessante a forma de análise relacional proposta pelo artigo. As enquetes, pelo que percebo, estão sendo direcionadas no sentido de percebermos a importância de fazer tal análise.

    Curtido por 1 pessoa

Contribua com o debate

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s