Ao se trabalhar um tema em química se faz necessário demonstrar aos estudantes como aquele conceito foi construído, ou seja, trabalhar com uma análise ao longo da história. Ao se tratar de um cientista, não falar apenas sua nacionalidade e data de nascimento, é importante relatar o contexto histórico vivido, seus erros e acertos. Com isso o aluno terá uma visão do cientista como um ser humano normal e não necessariamente um grande gênio.
Em uma das etapas dessa pesquisa buscou-se trabalhar com os estudantes o contexto histórico vivido por Arrhenius até abordar a teoria ácido-base. O que vocês acham sobre essa estratégia?
Olá, professores!
O que acham dessa estratégia?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Respondi abaixo, Fabi. Bjs
CurtirCurtir
Creio que o interesse dos alunos vá crescer, pois começarão a entender como esse cientista começou a estudar e veio a estabelecer conceitos através de suas pesquisas e com essa abordagem vir a mostrar muito mais claramente como é o percurso da ciência na realidade e não desconectar conceitos e aprendizados do contexto histórico e científico em que se encontra o assunto estudado.
Parabéns, professora, continue com seu trabalho tão nobre e importante para todos nós.
Um bj
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá, colegas!
Ao observar a imagem que retrata parte da análise histórica utilizada em sala de aula, a partir de uma apresentação em slides, é possível constatar que abordou-se, de forma breve, quem foi Arrhenius, fracassos e sucessos em suas pesquisas, destacando-se a Teoria da dissociação eletrolítica.
O que vocês acharam dessa abordagem?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Achei interessante mostrar o fracasso de Arrhenius na sua defesa de tese, quando só focam o sucesso e destaques positivos dos cientistas no ensino de química.
CurtirCurtido por 1 pessoa