Venha debater sobre esse polêmico erro conceitual.
Será que todo ácido tem Hidrogênio?
Será que Arrhenius disse isso?
Vamos debater?
Primeiro responda à enquete que provoca você a pensar sobre a “Teoria ácido-base” que por gerações e gerações de professores é ensinada nas escolas e está presente em livros didáticos adotados nas redes pública e particular.
#Reflexão #Química #Educação #Ensino #VamosPensar
Acho importantíssima a discussão sobre esse assunto, pois fiquei angustiada por ensinar tanto tempo de forma errada.
Sim, pois no ENEQ, quando assisti a sua apresentação oral e as discussões no mini-curso que os professores Rodrigo e Marcelo sobre o ensino das teorias que envolvem tais classificações, constatei que muitos erros conceituais e vícios podem ser prejudiciais ao aprendizado dos alunos.
Podemos mudar isso, usando estratégias para contornar os obstáculos causados por essa metodologia já comprovadamente errada de ensino de química.
Precisamos conversar sobre esse assunto urgente e com todos os professores que pudermos atingir.
Sucesso, Fabi!
Abs,
Cris
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Cris!
Vamos discutir e encontrar novas estratégias de ensino. Precisamos fazer diferente o ensino de química.
Bjs,
Fabi
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Cris.
Poderia disponibilizar as informações que o Rodrigo e o Marcelo disponibilizaram no minicurso?
Att.
Marcelo.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Oi Marcelo,
Entra em contato , por favor, com os professores Rodrigo e Marcelo, pelo e-mail deles: rodrigovolcan.almeida@gmail.com e herbst_marcelo@yahoo.com.br
O Rodrigo já me autorizou repassar os contatos e solicitou que vc pedisse por e-mail, ele vai saber que foi contato meu.
Ele vai te passar.
Aproveito e convido pra rica discussão que está começando a crescer no facebook, no grupo de discussão: http://facebook.com/groups/discutindoensinodefuncoesinorganicas, onde vc já está, só estou aguardando seus pareceres sobre os tópicos, ansiosamente.
:P
Abs,
Cris
CurtirCurtir
Estamos juntas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom este debate, pois o ensino da química precisa evoluir, não ficar preso a conteúdos ultrapassados e sem fundamentos. Sabemos as outras teorias de ácidos e bases, tais como Bronsted, teoria proteica e a de Lewis dos pares eletrônicos que em alguns livros didáticos nem aparecem. Parabéns pela iniciativa.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Roberto, seria muito interessante você trazer para o grupo do facebook tal colocação, pois lá o debate está crescendo muito. Contamos com sua participação, o endereço é: http://facebook.com/groups/discutindoensinodefuncoesinorganicas
Até lá!
Abs
CurtirCurtir
Parabéns pela página!
Os questionamentos são muito interessantes, principalmente porque estão presentes na rotina de quem trabalha com o ensino de química.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Hélio!
Sabemos de sua grande busca por uma educação de qualidade, colega.
Acompanhe nossa evolução e conteúdos.
O projeto promete bastante debate nas redes sociais.
Um forte abraço!
Cris
CurtirCurtir
Ue e cade a resposta da pergunta, affs a melhor estratégia para o ensino da química é mostrar primeiramente a resposta da pergunta –‘
CurtirCurtir